NÃO FIQUE DENTRO, FIQUE FORA

SAIBA SOBRE O AR QUE TU RESPIRA EM RECINTOS FECHADOS! É PURO?

Em shopping´s center´s, hospitais, até mesmo no seu carro tu respira o ar condicionado, só tem um problema:

- seu carro vai parar em oficina de ar condicionado, quantas vezes por ano? Para realizar limpeza do filtro do ar condicionado, e das tubulações.

Se desmontar o ar condicionado de seu carro importado ou nacional, vai ver que os dutos e filtros estarão com uma camada espessa de pelugem cinza nas paredes, sendo que tu respira achando que o ar tá gostoso.

O mesmo acontece quando vai em ambientes fechados, do tipo cinema, do tipo em aviões, do tipo hospitais, do tipo supermercado bem não importa o local, o que importa é que tu não tem noção do ar que está respirando dentro de um ambiente fechado. Ambiente fechado, o que significa isto?

Ambiente fechado, é um recinto fechado, tipo seu quarto, ou um quarto de um hotel, em que tenha ar condicionado. O que quer dizer que o ar pode ser aspirado de fora tudo bem, mas, quando ele retorna, passa de volta por dentro do ar condicionado, que tem a função de renovar o ar! Mas, como isto acontece? Acontece que deve ter filtros dentro do ar condicionado para prender partículas nocivas a saúde e deixar passar só o ar filtrado, mas, com o tempo o filtro e as paredes vão se formando uma fina camada de poeira, que gruda e mais bactérias que vem pelo ar, assim o ar condicionado se não for feita uma boa manutenção de limpeza, vai continuar com sujidade residual, que é uma pequena quantidade que passa desapercebida após uma manutenção de limpeza, se esta limpeza não foi total, foi de 99% pronto o equipamento está com algum tipo de bactéria em seu interior, e quando o ar passa carrega e joga no ambiente de novo.

Veja as ilustrações abaixo.

...

Entrar em clinicas que tem “split´s” que são ainda pior - o ar recircula em ciclo fechado em um ambiente só, e assim se todos que ali estão respiram o mesmo ar que sai dos pulmões e voltam a respirar o mesmo ar. Na manutenção de ar condicionado em hospitais, shopping realizam com efetividade a manutenção, mas, mesmo assim, foge e os dutos e filtros retém uma parcela de “sujidade” residual, quando depende do filtro (existem vários tipos de filtros). Uma sujeirinha imperceptível pode passar despercebido, apesar que existem equipamentos de medição de sujidade que analisam, assim se possam efetivar uma boa limpeza, mas, e se o ar condicionado realmente estará limpo?

Por ter sido professor de manutenção na aviação civil, e já ter feito laudos técnicos para centrais de ar condicionado em hospitais, tenho motivos para acreditar que mesmo que exista a manutenção 100% de limpeza, ainda assim é possível haver contaminação. O alerta vem em prol de melhorar a qualidade de vida, pelas pessoas virem a exigir na hora de entrar num estabelecimento, num avião, por um documento que venha a comprovar a qualidade do ar. Como estamos em pleno vapor em tecnologias de ponta, só falta um inventor bolar um aparelho de bolso que faça a medição do ar no local em que a pessoa irá adentrar, ai com a leitura poderá interceder, por exemplo, no avião até que a equipe de manutenção venham a encontrar a anomalia e assim o avião estará liberado, e um documento a solicitar o RI – Relatório de Inspeção, que tem um período para manutenção aonde aponta o índice de contaminação verificado nas últimas manutenções. O correto seria cada cidadão ao entrar num ambiente fechado, controlado por ar condicionado estar munido de seu instrumento portátil de medição, e também solicitar o boletim de qualidade de ar.

Na aviação milhares de pessoas viajam, respiram e nem sabem destas coisas, e você anda com seu carro kilometros quando não sabe disto - se teu carro que é teu deva estar com filtros vencidos e com sujidade além do permitido, nem tem ideia de que respira ar contaminado. Na dúvida não ligue o ar, abras as janelas é preferível. Isto tem que ser tipo adesivo de troca de óleo do carter, estar no vidro com a validade para a próxima limpeza dos dutos e troca do refil de filtro, é o mais correto.

Mesmo tendo vistas a ART de engenheiro mecânico em estabelecimentos comerciais, não quer dizer que o local esteja 100% descontaminado, por que quem faz a limpeza não é o engenheiro mecânico, são pessoas que deveriam ter qualificações, e em muitas empresas brasileiras o nível de escolaridade ainda é de grande parcela de analfabetos, assim o que esperar de uma real manutenção de ar condicionado no Brasil, é algo bem duvidoso e a qualidade de vida não é ainda nem mensurável, seria se cada trabalhador tivesse qualificação, mas isto ainda vai demorar bons anos, em vista que a burocracia é muito lenta.

Num recente acidente de um elevador de obra na Bahia, havia 9 trabalhadores que tinham o nível médio incompleto, e por estarem num elevador de carga, permitido a transporte de trabalhadores quando tinha só um cabo de aço, não era de se esperar houve rompimento do cabo e todos vieram a óbito, por que então aconteceu este acidente? A construtora não é a principal culpada nesta história, e sim a estrutura educacional errada neste nosso país, não existe a devida cultura do povo, assim num acidente deste a construtora é uma vitima da falta de melhor cultura do povo. Nove trabalhadores não tinham noção do perigo! E, eram em sua maioria experientes trabalhadores, porém utilizavam de um equipamento que oferecia risco.

O que está havendo na sociedade brasileira? É, a falta de valorização a nossos profissionais engenheiros mecânicos que existem milhares formados e grande maioria desempregados!

Temos um crescimento demográfico e populacional vertiginoso, e ninguém contratam os engenheiros por que falta a devida cultura, a devida educação, o devido investimento nas escolas, nas universidades que formam e formam milhares de novos profissionais, que são menosprezados, desvalorizados, e se houvesse uma real integração de engenheiros mecânicos, com certeza não estaríamos assistindo acidentes em parques de diversão, em elevadores, etc.

A concientização em segurança tem que ser melhor tratada neste país, e penso que para isto tem que haver alguém para divulgar que devam parar com estes negócios de concursos públicos, e virem a contratar engenheiros mecânicos para atuarem em segurança em todos os cantos do Brasil, assim como treiná-los em como devem combater, ou tipo dar a eles autonomia, autoridade de poder atuar, fiscalizar e a cobrar das empresas que devam ter regulamentação para evitar acidentes fatais, só assim isto virá a diminuir, penso. Mas, do jeito que estamos indo, milhares de engenheiros mecânicos sem trabalho, acidentes fatais estão aumentando em muito, e isto está virando bola de neve, e vai ser difícil frear, parar ela, está crescendo em muito.

O fato é que não existe fiscalização no Brasil, está é a verdade. Passei um comunicado para três programas de televisão que achei serem os canais perfeitos para divulgação: Jô Soares, Mais Voce e um outro, nenhum dos três se mostraram interessados em divulgar este assunto, por que isto não é algo que a população quer assistir nestes programas. Infelizmente a gente tem que se fazer de surdo, mudo e cego, nem sempre, nem sempre.


Engenheiro Projetista de Mecanismos para Segurança

Webmaster E-mail