Sting balance by Paulo L Pastore
Portuguese: balanca ferrao
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A balanca do tipo "Sting" - utilizada em ensaios de aerodinamica em tuneis de vento. Este modelo apresenta vantagens perante a disposicao tradicional da maioria das balancas que nao sao desta natureza existente no Brasil. Por permitir o giro total em "roll" acaba criando uma resistencia ao fluxo de ar e interferindo nas medicoes. O nome "Sting" em portugues significa "ferrao", ou seja, uma barra de aco inserida no interior de modelos, que inicialmente foi projetado para aeronaves, nas medicoes de forcas e momentos aerodinamicos, devido ao escoamento (atrito do ar) sobre a fuselagem. A invencao, propondo uma nova construcao fisica para balancas "Sting", e o resultado da dissertacao de mestrado na USP, do engenheiro mecanico Paulo L. Pastore, com especializacao em mecanica fina pela Escola de Engenharia de Sao Carlos/SP e contou com a colaboracao e apoio do ex-diretor administrativo da Embraer Dr. Carlos Eduardo Di Mori Luporini, na gestao 1978/1989, que lhe enviou farto material "papers", sobre balancas aerodinamicas do acervo tecnico da Embraer no inicio de seu trabalho.



A barra tem o formado como mostrado na figura abaixo, a qual pode-se ver elementos sensores extensometricos colados, juntamente com fiacao. Na figura mostrada se ve a balanca que tem secoes com formato de cruz. O "Sting" ou ferrao serve para todos e quaisquer tipo de veiculos a serem testados no tunel de vento, dentre os quais aeronave seria o carro chefe. Os extensometros (strain gauges), colados ao longo da balanca, tem a caracteristica de variarem sua resistencia eletrica conforme a pressao a eles aplicadas. Uma diposicao destas resistencias em forma de "Ponte de Wheaststone", permite a medicao de minimas diferencas de potenciais eletricos e assim consegue-se avaliar a pressao em diferentes pontos do modelo em teste, e assim sua aerodinamica. A balanca tipo ferrao (sting - compound) presta-se a medir forcas e momentos aerodinamicos, a qual sao fixados modelos em tuneis de vento. O momento mx (de roll) e medido pela deformacao elastica do material no sentido radial.





Com a conclusao do trabalho em 1995, o prototipo montado por Paulo Pastore encontra-se no departamento de aeronaves da USP de Sao Carlos, tendo outros pos graduandos (mestrado e doutorado), se utilizado do equipamento para complementacao de seus trabalhos.

Mestre em Engenheira Mecanica/Aeronaves USP

Agradeco ao inventor Paulo Pastore, pela revisao do texto em 2002.
E-mail: abrantes@inpi.gov.br