GRUPO PISO TREISC - TECNOLOGIAS DE PONTAS EM ENGENHARIAS
Paulo Luporini Pastore, Engenheiro Mecânico CREA SP 0601111555.
Responsável Técnico em Inspeção Veicular
(De abr/2008/jun/2009 - nov/2010/ jan/2012)
=> Especialista em Mecânica Fina USP 1983! <=
=> 1o Projeto Ótico ITAUTEC 1985/1986! <= ,
=> 2o Projeto Ótico HEREAUS 1987/1989! <= ,
3o Projeto Ótico LNA/MCT 2003/2004! (Home page à construir) e,
4o Projeto Ótico INPE/MCT 2009/2010! (Home page à construir)

A Lei do Farol

Segundo o Contran, "o sistema de iluminação é
elemento integrante da segurança ativa dos
veículos; as cores e as formas dos veículos modernos
contribuem para mascará-los no meio
ambiente, dificultando a sua visualização a uma
distância efetivamente segura para qualquer ação preventiva,
mesmo em condições de boa
luminosidade".


É de praxe para veiculos comerciais, para que fossem notados pela Policia Rodoviária, distinguir de veiculos normais.

Se esta prática é antiga, algum propósito teve, nada vem por acaso, que no uso de binóculos, os policiais ao longe poderem saber, tratar-se de carro oficial e/ou comercial, que tem prioridade em poderem ultrapassar a velocidade máxima permitida em alguma localidade, acredita-se!

Já tornar lei que seja extensiva a motoristas particulares, isto tem fundamento, segundo o Contran noticiou, acima, já na minha qualificação como engenheiro mecânico, posso também argumentar no lado cientifico ótico, que tem justa razão e comprovei ao longo de minha carreira, que existe sim a questão de visibilidade, aonde o focal dos olhos pode ser comprometido, por exemplo, veiculos de cores escuras, são confundidos com o tempo, se estiver nublado, por exemplo.

Deste modo os motoristas ou condutores de veiculos deveriam receber dos estudiosos como é a refração, reflexão e dos comprimentos de ondas.

Existem pessoas que possuem problemas de visão, assim o farol baixo é para que elas possam identificar objetos em movimentos. Como trabalho com segurança em projetar produtos desde 1983 e, que tenho trabalhado com sistemas óticos para laboratórios de análise química, de produtos de leituras de códigos de barras em supermercados, que utilizam o laser, para quem projetou tais equipamentos teve que estudar todos os fenômenos oriundos da transmitância das luzes, seus espectros que podem afetar ou não a visão humana, assim atribuiu que usar farol baixo, tem relação com os que os olhos podem ou não verem, é uma medida de segurança, que tem seus motivos para que seja empregado em larga escala.

Do ângulo morto, que é entre ver a traseira via espelhos retrovisores, que tem um ângulo de regulagem que todos os motoristas devem se atentar, para evitar o ângulo morto na traseira e, que o farol baixo além de não ser focal, por que as luzes de faróis não possuem ponto focal é difusa, sendo difusa os raios das luzes dos faróis seguem direções divergentes, assim espelha e abrange uma grande área de amplitude, o que não acontece com os faróis apagados, o veiculo pode não ser notado. Isto tudo tem base, veja em astronomia fiz um projeto para um espectrografo aonde projetei uma passagem de 2,5 mm com abertura em passos em micra (veja no rodapé deste texto a imagem de um poster aonde participei num congresso internacional no Rio de Janeiro, aonde apresento todo o meu projeto), ou seja, o astronomo ele regula a abertura para receber uma quantidade x de luz espacial, assim ele pode refinar.

Veja uma passagem de micras, se pode desvendar o universo, assim imaginem que os olhos podem e isto é normal com uma silhueta de luz voce consegue perceber algo além dos olhos, já com os faróis apagados e bate em algo sem ter algo que irá lhe alerta. Tem fundamentação ótica, acender os faróis muito melhor do que ficar no escuro.

Um grande erro das pessoas é de usarem óculos escuros nas estradas, isto faz com que a pessoa não tenha a devida acuidade visual, eu, tenho um óculo Bosch & Lomb, que sua lente é perfeita, melhor que a varilux, mas, não uso, só quando estou com a vista cansada, por que numa viagem de dia com sol irradiante de forte, prefiro sem óculos, mas tem hora que as vistas começam a cansar, ai pego o óculos para atenuar minhas vistas, com isto é um colirio, me ajuda a atenuar meus olhos, muito diferente de quem usa óculos de baixa qualidade e com distorções, quando cansa a vista o cara continua com o óculos, e vai ver um caminhão parado com as faróis apagados, creio que não e se os faróis dele estiverem acesas, poderá ver algo e se salva.

Assim, para quem como eu que passei a vida toda estudando a luz natural, que tem raios de vários comprimentos de onda, estudei satélites quando existem materiais que se volatizam no espaço sideral, proveniente da luz do sol e, descobri um material que não se volatiza, voce tem que ser um expert em luzes, para poder projetar um sistema ótico, assim estudei as lâmpadas Oshram para uso em medicina, eu não sou um leigo, que vem no facebook dizer coisas sem nexo, se não sabe não diga, vá estudar uns 15 anos como eu tenho feito e vai entender que os faróis devem sim serem acesos nas rodovias e não usem óculos vagabundos.

Até estudei vidros reflexivos da empresa Opto Eletrônica, que voce pode usar em óculos os raios não te chegam são filtrados, estudei filtros óticos térmicos e de filtrar comprimentos do infravermelho, fiz curso de espectrofotometria em 1986, não sou um leigo a lei foi outorgada por que veio de alguém que conhece como eu os efeitos das luzes e de não luzes, o que se pode distinguir e ajuda as pessoas a terem sim seguranças nas rodovias.

Outro ponto de vista é na aviação, como mestre em engenharia mecânica/aeronaves pela USP de São Carlos, em 1995 e instrutor para estudantes de curso de manutenção aeronaútica da Escola Aeroschool de 2011/2012, eu que possa dizer e reafirmar, a suma importância da luz em veiculos terrestres, quando isto é muito usual em aviação, que tem que no espaço aéreo, devido as condições atmosféricas, à noite e em tempos de chuvas, os faróis dos aviões e seus sinalizadores de alertas, assim como em pico, montanhas, prédios, arranha céus e torres telecom são de praxe terem seus sinalizadores noturnos, devido que voce vê ao longe um piscar de algo, sinal que lá tem alguma coisa, assim a luz tem um comprimento de ondas, que chega á voce e, desta forma, ter uma luz, um piscar salva vidas.

A ANAC tem um plano de varredura do espaço aéreo, que chega até a 100 kilometros, devido a visada dos aviões. Lembram-se do acidente com os "Mamonas", que foram brincar de pilotar e por descuido sofreram um acidente, pois bem se imagina que a inércia (inércia é o teu peso, quando se cai de uma altura de um metro e bate no chão, além de seu peso tem a energia potencial, que é o teu peso em função da aceleração da gravidade, ai se origina que a sua inércia - dinâmica, que é maior do que estática - parada). Tudo que se movimenta é dito "Dinâmica" e tudo que fica parado é dito "Estático", não confunda com estática de energia elétrica, é o mesmo nome, mas estática de energia elétrica, aquela que se desce do teu carro e as vezes dá um choque ao tocar algo, é a energia estática (parada que a energia se acumulou em seu corpo e, a hora que toca em algo se dá o terra, ai a energia que estava parada corre para chegar ao terra, se leva um choque que é muito rápido e nosso corpo é tudo muito lerdo. kkkkk). Deste modo, os aviões supersônicos, nem se falam, eles para fazerem uma manobra tem que ter um espaço muito grande, não é algo que nem um carro se gira a direção e na boa, não, tem que ter amplitude um espaço muito grande, assim a visada é resvalar um prédio, uma torre telecom, um morro, etc. O sinalizador noturno é para esta finalidade: salvar vidas!

Fonte: https://g1.globo.com/carros/noticia - Noticia Farol Baixo

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