A Lei do Farol

“Ascender as luzes de dia é legal e deixa as vias mais seguras”. Beleza... mas a que custo?
NINGUEM questionou o óbvio.
Qual será o efeito colateral?


“Ascender as luzes de dia é legal e deixa as vias mais seguras”. Beleza... mas a que custo? NINGUEM questionou o óbvio. Qual será o efeito colateral? Canadá e posteriormente nos EUA a alguns anos para adoção dos faróis de uso diurno (DRL, Daytime Running Lights). Um sistema que deixa as luzes traseiras apagadas mas mantem o farol aceso para uso diurno.

Diante disso, a Administração Nacional de Segurança de Tráfego nas Estradas (NHTSA, sua sigla em inglês) realizou um estudo então para avaliar a viabilidade da adoção. O estudo adotou uma potência média menor que as lâmpadas comuns dos faróis, já que o dispositivo economizava mais energia.

Observem o resultado de um trabalho minimamente consistente para se entender porque os EUA, um dos países mais eficientes do mundo possuem custos menores e são competitivos enquanto nós somos um Titanic obsoleto -> Vamos considerar a pesquisa (sabendo que o farol diurno especial gasta em média 100W e os nossos faróis convencionais com luzes traseiras e painel interno gastam quase 200w).

Parâmetros:

- Os veículos dos EUA percorreram, juntos, pouco mais de 4,096 trilhões de quilômetros em 1997;
A velocidade média em que as pessoas dirigem, incluindo as paradas, para calcular por quanto tempo elas dirigem foi de 50 km/h;
- O cálculo diário agregados de horas calculado para os EUA foi de 915 trilhões de minutos ou 81,9 bilhões de horas;
- Se cada carro percorrer à noite cerca de metade do tempo total, significa que os faróis de uso diurno estariam acesos 40,9 bilhões de horas por ano.
- Multiplicando por 100 watts (faróis econômicos), chegamos a 4.090 trilhões de W-h ou 4,09 bilhões de quilowatts-hora.
- 1 litro de gasolina contém cerca de 15,85 kW-h de energia química;
- Cerca de 25% da energia química pode ser convertida em força mecânica e o restante é perdido em forma de calor;
- O alternador do carro tem que converter a força mecânica do motor em energia elétrica e faz isso com eficiência média de 70%, ou seja, conseguimos cerca de 2,77 kW-h de energia elétrica a partir de 1 litro de gasolina.

Conclusão:

Dividindo 4,09 bilhões de quilowatts-hora de energia que os faróis de uso diurno consomem a cada ano por 2,77 kw/h de energia que cada litro de gasolina contém, seriam queimados 1.476.534.296 de litros extras de gasolina a cada ano. São 7,6 litros por veículo em 365 dias. Mas ainda não é o fim!

Considerando que o CONTRAN não adotou tal dispositivo de farol diurno (100W), o gasto médio pode ser entre 80% e 100% maior (faróis + lâmpadas traseiras+ luzes de painéis: 180W). Considerando ainda que nossa gasolina tupiniquim é “batizada” com álcool em quase 27% e o rendimento paritário entre álcool e gasolina é de aproximadamente 70%, nosso gasto em litros é cerca de 8% maior do que a gasolina americana.

Resumindo.. das indústrias e arrecadar mais com imposto na forma de multas e, aumenta algo em torno de 14,77 litros o consumo anual do veículo brasileiro.

Sabendo que a frota de automóveis de passeio (estamos desconsiderando motos, caminhões e ônibus) em 2015 era de 36,26 milhões segundo o Sindipeças – Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores, sinto informar que estaremos gastando 535,56 milhões de litros de combustível a mais! Viva o custo Brasil! Nem estamos em crise mesmo...

Continuando... são R$3,56 o preço do litro certo? Ou seja, R$ 1,906 BILHÕES!

Pra concluir, essa história nos remete ao nosso problema atual em saber o que é uma Rodovia, pra não pagar mais um imposto..digo, multa!

Lembra daquele imposto CID (de combustíveis) então, tem um cálculo em que um dos parâmetros é a quilometragem de Rodovias no estado. Sabendo disso, o governo do DF transformou vias, dentre elas, o Eixão e o Eixo monumental, em rodovias! KKKKKKKKKKKKK!!! Agora você, nem sabia disso e vai levar uma multa quando sair da sua casa e entrar no Eixo sem acender a porcaria do farol...

por isso que não consigo cantar o hino.. por isso que não vejo identidade com a minha terra. Lamento muito por isso quando vejo um americano, um inglês, um japonês.. enfim, não entendo direito o que é ser um cidadão e ter uma pátria amada.

‪#‎Lei13.290/2016
‪#‎diga não acorrupção

Fonte: autor desconhecido!