|
Note: Page not updated, internal links lost!
Notícias HIDROVIA TIETÊ BATE RECORDES!
1a F E N A F L U 2 0 0 4 Potunduva - SPEsta home page referencia a fundação da “Primeira Feira Nacional Fluvial da Bacia do Tietê” que ocorrerá em 2004 no Porto de Potunduva, Jaú no interior paulista, por estar no centro geográfico e sobremaneira estar no sentido de se realizar melhorias ambientais fluviais. Tal propósito veio consequente a um trabalho escolar, em que um aluno de engenharia naval solicitou informações a Secretaria do Meio Ambiente, que invidou convite ao professor em desenho mecânico fluvial, Prof. Paulo L. Pastore, que atuou na FATEC de Jaú em 1994, deste modo surgiu uma ideia em se aliar ao trabalho do aluno, um acontecimento vindo a atender outros quesitos do atual trabalho de Pastore em sistemas inteligentes, por fim recaiu na junção de três profissionais especializados, sendo um da Secretaria do Meio Ambiente, do referido professor em robótica e de um do campo de turismo. Concomitantemente veiram a atender não só o trabalho do aluno, como sim criar um evento com outros tipos de atividades, assim planejaram em que se pudessem aliar ao meio ambiente, turismo e a chegada da tecnologia em sistemas mecanizados, tendo programado para o final do evento um divertimento inédito, para levar aos jovens destreza em atividades escolares em prol da preservação do meio ambiente, através de sistemas inteligentes ao bem da fauna e flora fluvial, consequentemente valorizando um dos meios de transporte viável aos dias de hoje pelo rio Tietê, numa cidade do interior paulista, no porto de Potunduva. A tecnologia se faz presente em países de primeiro mundo, e com esta oportunidade o Prof. Pastore criou um evento para introduzir tais tecnologias de modo prazeroso e dentro da legislação ambiental, antes que outros viessem a fazer sem atender as devidas regulamentações. |
|
|
Construa teu Peixe Robô! 
Da teoria à prática! (Pastore, 2001...)
|
Ambiente Inteligente! Pastore*, P. L.Ambiente Inteligente surgiu em consequencia de ideias para um trabalho de um aluno da engenharia naval. Deste modo, como o professor convidado para colaborar no trabalho do aluno é da área de robótica, pensou-se então em criar um trabalho mais extensivo, sendo então no sentido educacional em amplitude nacional, proporcionando novas atividades lúdicas, conformando além do aprendizado, divertimento à baixo custo pela arte de se transformar materiais recicláveis. Conceitos estes que só funcionam com a orientação de um professsor, o de robótica com formação básica em mecânica (robótica educacional). 
*Pastore, Paulo Luporini, Eng. Mec. em Mecânica Fina: automação/robótica. Natural de São Carlos - SP. Levou ao primeiro lugar sua Equipe Scorpion (atual Uairrior ) na Primeira Guerra de Robôs na Unicamp, em 2001. Para entender Campeonato de Barcos Robôs!!! Sugerimos a leitura do artigo publicado pela Revista Mecatrônica Fácil de Janeiro de 2002 em "Guerra de Robôs". Assim, dê um click, na figura abaixo e depois solicite a editora um exemplar para a sua coleção. Boa Leitura.
Um exemplar ao Prof. Dr. Paulo Sergio Varoto da EESC/USP
|
|