PROJETO DA BALANÇA DO TÚNEL DE VENTO FEA/FUMEC

Luiz Severiano DUTRA¹, Leonardo BOA SORTE ALVES²
Marco GABALDO³

A balança do tipo "Sting" é utilizada em ensaios de aerodinâmica em túneis de vento. Este modelo apresenta vantagens perante à disposição tradicional da maioria das balanças que não são desta natureza existentes no Brasil. O nome "Sting" em português significa "ferrão", ou seja, uma barra de aço inserida no interior de modelos, para as medições de forças e momentos aerodinâmicos. No brasil um primeiro protótipo foi proposto em uma dissertação de mestrado na USP, do engenheiro mecânico Paulo L. Pastore, com especialização em Mecânica Fina pela Escola de Engenharia de São Carlos/SP e contou com a colaboração e apoio do ex-diretor administrativo da Embraer Dr. Carlos Eduardo Di Mori Luporini, na gestão 1978/1989. Com a conclusão do trabalho em 1995, o protótipo montado por Paulo PASTORE encontra-se no departamento de aeronaves da USP de São Carlos.

A balança tipo ferrão (“Sting – Compound”) presta-se a medir forças e momentos aerodinâmicos, a qual são fixados os modelos, O momento de “pitch” também é medido pela deformação elástica do transdutor em torno do eixo principal que será apresentado mais à frente neste trabalho.

Apesar das diferenças entre as balanças para túneis de vento serem muito grandes, decidiu-se classificar em dois tipos principais: balanças internas e externas. As balanças internas são aquelas localizadas no interior do modelo a ser ensaiado e as balanças externas são aquelas localizadas no túnel de vento. As Balanças Internas: São projetadas para caber dentro de um modelo testado no túnel. Geralmente a cavidade onde são colocadas, é aquela que comporta o motor e tubeira do modelo real.

Fonte: => Lit Fumec <=