Home Page editado em 05/02/2018 - Update 29/07/2019
Reaction Wheels
Rodas de Reação
Descritivo Eletromecânico e Eletromagnético
Agradecimentos
Ao Prof. Dr. Mario César Ricci
Orientador para com este pesquisador:
Especialista sobre Mecânica Fina EESC/USP 1983.
Paulo Luporini Pastore, Engenheiro MecânicoPesquisa para dois anos, resultou em um ano, todo o trabalho de milhares de "papers" e, dentre eles de consultas há vários livros estrangeiros, dentre eles, um em especial de um expert americano seu livro "Design og Brushless Permanent-Magnet Motors", realizei a sua tradução, para ter vistas ao modo o qual o expert fabricou vários tipos de motores sem escovas, desta forma pude projetar um motor sem escovas "brushless" e, sem metais "steeless", o qual projetei primeiro os imãs de samarium cobalto, em função de seu gráfico de histerese, contratei uma empresa chinesa e fabricaram 20 imãs, para o meu projeto, que ficou projetado no papel, vide algo semelhante, se bem que tenho o projeto e memória de cálculos.
Para conhecer o autor e portal de divulgação: Open LibrayTradução na língua portuguesa (Brasil) por Eng. Paulo L Pastore, conforme descrição: De 2009 a 2010 traduzi este livro para aprender os ensinamentos do autor, com quem mantive comunicação via e-mail de alguns detalhes, assim pude comprovar o meu projeto de um motor sem escovas "Brushless Motor". Foi excelente ter lido e traduzido este livro e nunca divulguei, só hoje resolvi apresentar que graças a este livro e a colaboração do autor, pude finalizar meu projeto com uso de imãs de samarium cobalto (projeto por mim e procurei um país estrangeiro que fabricou 18 unidades), assim finalizei o desenho do protótipo, porém abandonei este projeto devido aceitar um convite para trabalhar numa empresa de manutenção de usinas hidrelétricas. Este meu material ficou guardado até hoje, quando resolvi divulgar neste meu site profissional hoje dia 23/08/2020 para enriquecimento de meu curriculum vitae.
Em agosto de 2010 devido que a bolsa do MCT viria a terminar, fui para empresa privada trabalhar em usinas hidrelétricas, assim o meu protótipo ficou no papel, devido que das minhas pesquisas visitei fabricantes de equipamentos que utilizariam tais motores de eletrodomésticos e de veículos, com eles a importação chinesa dominou o Brasil, com produtos de baixo custos, não teria o por que usar tal tecnologia e fabricar no Brasil, já que o Brasil não possuem tecnologias de pontas para fabricar, nem rodas de reação, o que se poderia esperar, a não ser guardar tal conhecimento na gaveta, que está até então, quando investidores brasileiros importam, não se interessam por fabricações brasileiras. Agora com o novo governo à partir de janeiro de 2019, acredita se de que o Brasil voltará nos trilhos de sua tecnologia que foi esbulhada desde a década de 80, ou seja, estivemos perdidos principalmente depois da abertura da reserva de mercado, no governo Collor, de lá para cá o Brasil emergiu nas trevas de tecnologias, vivemos nada mais e nada menos que 32 anos sem tecnologias de pontas, em nome de importações, isto acabou com a indústria nacional, de quem tinha seus fabricados. A quem seja leigo, veja a figura abaixo, como é um motor sem escovas, com imãs, existe uma energia eletromagnética, ou seja, voce envia energia para os enrolamentos, que geram o campo magnético, os imãs que estão sincronizado, em função de sua histerese, hora responde por atração, ora por repulsão, de acordo com um software que faz a comutação do campo magnético gerado pelas bobinas, em função do comprimento de cada imã, que ficam equidistantes de um valor de folga de 0,6 mm. O projeto envolve mecânica de precisão, mecânica fina e mecânica clássica, é uma junção de que dei o nome de "Mecafitrônica".