Fonte site sikhiwiki.org

=> <=

A Khanda é o símbolo oficial do Sikhismo. Ela é formada pela junção de 3 armas:

1) A espada de 2 gumes, que é a Khanda propriamente dita, que fica posicionada no centro do símbolo. 1 dos gumes representa o poder criativo de Deus, que controla todo o universo. A lei divina pune aquele que a transgride. O outro gume desta espada representa o par Liberdade/Autoridade, que são frutos da moral e dos valores espirituais.

2) O Chakra é o círculo central do símbolo. Chakra também é um artigo de fé sikh, usado como arma de proteção. Neste caso, se trata de uma argola de aço, de diâmetro próximo ao diametro da cabeça do sikh, que ele usa para servir de estrutura rígida de proteção sobre o turbante. O Chakra se torna como uma armadura protetora da cabeça. O círculo representa a rendenção e entrega total à manifestação divina. É aceitar tudo que venha de Deus e não desejar nada fora Dele. O círculo expressa as características do Divino: sem começo nem fim; atemporal; absoluto; Único.

3) Nas laterais do símbolo, estão 2 punhais curvados, um de cada lado, eles são tradicionalmente chamados de Kirpan. A palavra Kirpan(adaga) está relacionada à palavra Kirpa, que quer dizer compaixão. A luta de um sikh não é conduzida por raiva ou violência, mas sim por compaixão, por não permitir que aconteça uma covardia, por exemplo. No símbolo, o Kirpan da esquerda é chamado de Piri, que significa Soberania Espiritual. Enquanto o Kirpan da direita é o Miri, que significa Soberania Política.