click no número para ir ao Indíce 1.6.2.0
Projetar Inventos

......... Projetar uma "idéia" - é necessário planejar para conhecer alguns aspectos no mundo mercadológico, para se atirar num projeto propriamente dito.

......... Na área comercial, na de projetos e na de patentes, o autor desta Home Page vem demonstrar experiências, vividas em empresas nacionais e multinacionais, no tocante a nacionalizações, com aparato tecnológico de universidades, dentre elas a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), assim é uma das poucas pessoas com especialização em projetos da Mecânica Fina, conforme pode ser visto no tópico "Histórico -Mecatrônica" no indice nesta Home Page, desde sua formação em 1982.

......... No tópico "Inventos/Prontos" são mostrados alguns projetos que o autor projetou, construiu e hoje servem a comunidade Brasileira e nunca se tiveram notícias, quanto a defeitos, ou falta de segurança, todos os projetos foram bem idealizados e projetados conferindo as necessidades básicas humanas, item primordial para consumo.
......... É sabido, e com certeza, que é mais confiável acreditar em alguém que tem experiências práticas, do que um técnico teórico de universidade, pois é provado que cálculos resultam em êrros porcentuais. Hoje com a necessidade de redução de custos, melhorias em qualidade, o cálculo teórico gera dilatações no prazo, por ter que se levantar estatísticamente resultados, assim o cálculo a olho clínico é mais viável.
......... Existem cálculos por modelagem, controles, elementos finitos, etc., mas não ajudam em projetos puro, apenas colaboram para exames do comportamento estrutural, o que não prova o projetar!

......... Grande mérito de aficionados, ilusionistas e inexperientes na verdade, pois teórico já se provaram que são ineficientes no projetar para volume de produção, com investimento industrial. Na mecânica, é dito peculiarmente "pegar na massa" ou "chão de fábrica", para sentirem a reação dos materiais, a fins de conheçer pessoas.
......... Citâ-se o caso de uma cadeira ou de cadeiras - Quem já calculou alguma coisa, neste sentido e para quê? Se, calculou! Perdeu tempo!
......... Já num engrenamento é notório o cálculo, por vezes já existem tabelas, as quais ferramenteiros recorrem, o que é de praxe. Citâ-se outro exemplo, em uma loja, o balconista (analfabeto), lhe dirá o que deve comprar, pois tem experiência naquilo que vende! Nem sempre! Tanto é verdade, que nem mesmo um engenheiro sabe com certeza o que fala, pois são inumeras situações em mecânicas, as quais é mais confiável a um prático (analfabeto).
......... Hoje, compra-se tudo pronto! É, só adaptar que dá certo, isto funciona em 99% dos casos, segundo experiências adquiridas nas empresas, que fizeram os projetos citados em "Inventos/Prontos", quando a cálculos só vieram a encarecer produções! Tornando o produto inviável.
......... Necessitar de práticos experientes é notório, para auxilia-lo, em projetos, ou que queiram discutir assuntos, envie e-mail, como indicado abaixo.

......... Estamos em construção:

......... Prontifique-se a ser um intermediário "elo", para o Portal Mecatrônico, nos assuntos visto no indice, que melhor lhe convier.
......... Um "elo" em cada cidade, seria mais dinamização na ampliação dos préstimos do Portal Mecatrônico, assim a classe que mais se aproxima, seriam pessoas da área de mecânica, um técnico mecânico, um engenheiro mecânico, um tecnologo mecânico e que tenham cursos na área de informática, o que os colocariam no plano ciberespaço do Portal Mecatrônico, é o que se pretende pelo autor desta Home Page, neste ano 2000, estaremos alicerçando o Portal Mecatrônico em todos os sentidos imagináveis.

Interessados enviar e-mail: sting.pl@bol.com.br ou clique aqui

RETORNA AS PORTAS